O computador, tal como o concebemos hoje, é uma novidade
tecnológica relativamente recente. Os primeiros computadores
eletrônicos foram construídos na década de 1940 e
os computadores de mesa tornaram-se acessíveis a todos somente a
partir do final da década de 1970. Em um curto espaço de
tempo, os computadores se tornaram parte essencial da
realização de negócios e de como as pessoas
interagem. Mas, enquanto muitas pessoas usam os computadores para o
trabalho e para o lazer, poucas tem sequer uma noção
básica de como eles funcionam.
Quando você pensa na palavra computador, você muito
provavelmente imagina uma máquina sobre uma mesa que é
usada para criar documentos, enviar mensagens de correio
eletrônico ou navegar na internet. Este tipo de computador pode
ser chamado de "computador pessoal", pois foi projetado para ser usado
por uma única pessoa, ou ainda pode ser chamada de computador de
mesa (desktop computer), pois
ele é pequeno o suficiente para caber em cima de uma mesa.
Enquanto o computador pessoal é a imagem mais comum que se faz
dos computadores atualmente, ele não é de maneira alguma
o único tipo de computador existente. Alguns computadores,
conhecidos como "supercomputadores", são grandes o suficiente
para ocuparem uma sala inteira e terem o poder computacional para
realizar rtilhões de cálculos por segundo. Outros
computadores são bem menores, tais como os computadores
portáteis (laptops) que
cabem em uma pequena maleta ou mesmo os computadores de mão (palmtops) que cabem na sua
mão. Além disso, existem milhões de pequenos
computadores embarcados nos dispositivos que usamos cotidianamente,
tais como os existentes em automóveis, aparelhos de
ar-condicionado e fornos de micro-ondas.
O que todas estas máquina tem em comum, o que fazem delas computadores, é que elas recebem,armazenam e processam informação. Um computador pessoal é capaz de ler dados, armazenar em arquivos e processar aqueles dados para produzir um documento, ou uma planilha eletrônica, ou uma mensagem de correio eletrônico. Da mesma maneira, um computador embarcado no sistema de freios de um carro é capaz de "sentir" a rotação das rodas, processar estes dados para computar o padrão ideal de acionamento dos freios e direcionar o carro para uma parada segura.
Apesar do fato de os computadores estarem em todos os lugares
atualmente, poucas pessoas tem sequer um conhecimento básico de
como os computadores são organizados e como realizam suas
tarefas. Até mesmo o processo de comprar um computador pessoal
pode ser uma experiência exteneuante envolvendo
informação altamente técnica e um jargão
obscuro da computação. Por exemplo, a tabela a seguir
é baseada em especificações apresentados em
propagandas para dois sistemas de computação pessoal por
dois fabricantes tradicionais de computadores (agosto de 2002). O
sistema 1 é sistema de computação bem simples
(low-end), barato mas limitado em recursos e utilizando tecnologia um
pouco ultrapassada. O sistema 2 é um computador mais sofisticado
(high-end), que maximiza o desempenho usando tecnologia bem recente mas
a um alto custo. Entender os compromissos entre estes dois modelos
requer uma significativa quantidade de conhecimento sobre computadores.
E esta tabela é apenas uma versão simplificada das
opções para uma única categoria de sistema de
computação de uma única empresa!
Sistema 1 | Sistema 2 | |||
CPU |
|
1.4GHz Intel Celeron |
|
2.533GHz Intel Pentium 4 |
Cache |
|
256KB Cache |
|
512KB Cache |
RAM |
|
128MB RAM |
|
1GB RAM |
Disco rígido |
|
20GB |
|
120GB |
Disco flexível |
|
3.5" 1.44MB |
|
3.5" 1.44MB |
CD-ROM/DVD |
|
40x/12x/48x CDRW |
|
DVD-RAM/DVD-R Drive and 48x/24x/48x CDRW |
Teclado |
|
Teclado multifunção |
|
Teclado multifunção |
Mouse |
|
Mouse ótico |
|
Mouse ótico |
Monitor |
|
17" Color |
|
18" LCD Display |
Altofalantes |
|
Altofalantes |
|
Sistema de som com 5 partes |
Modem |
|
56K Modem |
|
56K Modem |
Placa de rede |
|
10/100 Ethernet |
|
10/100 Ethernet |
Sistema Operacional |
|
Microsoft Windows XP Home Edition |
|
Microsoft Windows XP Home Edition |
Applicações |
|
Microsoft Works Suite 2002 |
|
Microsoft Office XP Small Business Quicken New User Edition Norton Anti-Virus Software |
Um primeiro passo para se entender o que são os computadores e como eles funcionam é distinguir entre hardware e software. O termo hardware refere-se aos componentes físicos do compuador, tais como monitor, teclado, disco rígido, etc. Software refere-se aos programas que são executados pelo computador, realizadno tarefas tais como edição de textos ou acessando a Internet. Na tabela acima, as três primeiras seções (começando com CPU e terminando com placa de rede) se refere aos componentes de hardware dos sistemas. A última seção (contendo sistema operacional e aplicações) se refere aos componentes de software.
Como os computadores podem assumir diversas formas, é
difícil apresentar uma única imagem do hardware de
um computador. Mesmo se resumindo aos computadores de mesa, a
aparência e a seleção dos componentes pode variar
consideravelmente. A figura abaixo mostra um computador de mesa
bastante comum com seus componentes de hardware rotulados.
Enquanto os componentes específicos e sua aparência
possam variar bastante de computador para computador, todos os
computadores modernos possuem a mesma estrutura. Esta estrutura
é connhecida como a arquitetura
de von Neumann, em homenagem ao pioneiro da ciência da
computação John von Neumann que a formalizou no
início da década de 1950. A arquitetura de von Neumann
identifica três componentes essenciais que trabalham juntos para
funcionarem com um computador (isto é, um dispositivo que
recebe, armazena e processa informação). A Unidade
Central de Processamento (UCP) (ou Central Processing Unit - CPU)
realiza o processamento da informação e serve como o
cérebro do computador. A memória armazena a
informação para processamento, bem como as
instruções do programa, que especificam os passos do
processamento que deverão ser executados. Os dispositivos de
entrada e saída (Input/Output devices) permitem que
o usuário se comunique com o computador, entrando comandos e
vendo resultados. Cada um destes componentes é discutido em mais
detalhes a seguir.
A Unidade Central de Processamento (CPU) é o cérebro do computador, responsável pelo controle das funções internas da máquina. A CPU é responsável por duas tarefas muito importantes. Primeiro, ela contém os circuitos para a realização de uma variedade de cálculos (tais como adição ou multiplicação de números) e manipulações (tais como deslocamentos ou combinações de padrões de bits). Assim, quando a informação precisa ser processada, é a CPU que efetivamente executa o processamento. Segundo, a CPU é responsável pela busca e execução das instruções que especificam as tarefas a serem cumpridas pelo computador.
Antes da aceitação do modelo de von Neumann, os
computadores eram projetados e construídos para realizar uma
única tarefa, tal como computar a trajetória de um
foguete específico sob certas condições
atmosféricas. Se você queria realizar uma tarefa
diferente, você tinha que reconectar e reconfigurar a
máquina! Utilizando a arquitetura de von Neumann, no entanto,
uma série de computações necessárias para
se realizar uma dada tarefa pode ser especificada como um programa e
armazenado em memória. A CPU busca as instruções
do programa a partir da memória e executa os
cálculos/manipulações especificadas a fim de
realizar uma dada tarefa. Para realizar uma tarefa diferente basta
carregar um novo programa na memória. Na verdade, a arquitetura
de von Neumann permite que vários programas residam na
memória ao mesmo tempo, possibilitando que a CPU lide com
diferentes tarefas, tais como ficar executando um navegador para
internet e um editor de texto praticamente ao mesmo tempo.
A CPU é de longe a parte mais complexa de um sistema de
computação. O processador Intel Pentium 4, por exemplo,
contém circuitos eletrônicos com mais de 42 milhões
de componentes individuais. Todos estes circuitos são
empacotados em um pequeno chip de silício envolto em
plástico com pinos metálicos para conectar o chip com os
outros componentes de hardware. Dentre as CPUs mais comuns pode-se
citar o Pentium m 4 da empresa Intel, o Athlon da empresa AMD e o
PowerPC G4 da Motorola.
Cada um dos computadores apresentados na tabela discutida anteriormente contém uma CPU fabricada pela empresa Intel. Eles diferem em velocidade e poder computacional.
A memória é a parte do computador que aramazena programas e dados. Os computadores modernos são dispositivos digitais, o que significa que eles armazenam e processam dados como valores discretos ao invés de contínuos. O elemento básico da memória digital é o digito binário ou bit, que pode representar um de dois valores. Usualmente os dois valores de um bit são escritos como 0 e 1, mas os valores podem ser tanto representados como ligado e desligado, aberto e fechado, volts e não volts, etc.
Evidentemente, um simples bit não é muito útil
para se armazenar informações, pois somente pode
diferenciar entre dois valores. Se você combinar dois bits, no
entanto, existem quatro diferentes padrões que podem ser usados
para representa valores: 00, 01, 10 e 11. Três bits são
capazes de representar oito valores diferentes usando-se os
padrões: 000, 001, 010, 011, 100, 101, 110 e 111. Em
geral, uma coleção de N bits pode representar 2N
valores diferentes.
1 bit --> 2 valores 0 1
2 bits --> 4 valores 00 01 10 11
3 bits --> 8 valores 000 001 010 011 100 101 110 111
4 bits --> 16 valores 0000 0001 0010 0011 0100 0101 0110 0111 1000 1001 ...
5 bits --> 32 valores 00000 00001 00010 00011 00100 00101 00110 00111 ...
6 bits --> 64 valores 000000 000001 000010 000011 000100 000101 000110 ...
7 bits --> 128 valores 0000000 0000001 0000010 0000011 0000100 0000101 ...
8 bits --> 256 valores 00000000 00000001 00000010 00000011 00000100 ...
9 bits --> 512 valores 000000000 000000001 000000010 000000011 000000100 ...
10 bits --> 1.024 valores 0000000000 0000000001 0000000010 0000000011 ...
.
.
.
N bits --> 2N valores
Enquanto o bit é o elemento básico da memória
digital, a capacidade de memória é usualmente
especificada em bytes. Um byte é uma coleção de 8
bits e assim, é capaz de representar 28 = 256
valores diferentes (o que é suficiente para muitos intervalos de
valores, por exemplo, os caracteres do teclado). Pode-se definir
coleções de bytes usando prefixos: um kilobyte (KB)
corresponde a aproximadamente um mil bytes de memória, um megabyte
(MB) é aproximadamente 1 milhão de bytes de
memória e um gigabyte (GB) é aproximadamente 1
bilhão de bytes de memória. Mais especificamente,
byte --> 8 bits
kilobyte (KB) --> 210 bytes = 1.024 bytes ( = 8.192 bits)
megabyte (MB) --> 220 bytes = 1.048.576 bytes ( = 8.388.608 bits)
gigabyte (GB) --> 230 bytes = 1.073.741.824 bytes ( = 8.589.934.592 bits)
Como um byte é suficiente para se armazenar um único caracter, é muitas vezes conveniente pensar a capacidade da memória em termos de texto. Um kilobyte (KB) é capaz de armazenar mais de um milhar de caracteres de texto (por exemplo, uma redação), um megabyte (MB) é capaz de armazenar mais de um bilhão de caracteres de texto (por exemplo, um livro) e um gigabyte é capaz de armazenar mais de um bilhão de caracteres de texto (por exemplo, uma pequena biblioteca). Enquanto estas capacidades pode parecer grandes em termos de texto, armazenar outros tipos de dados pode demandar muito mais memória. Por exemplo, uma fotografia em alta resolução pode precisar de vários magabytes para ser armazenada, um aúdio de uma canção pode precisar mais de 50 megabytes e para armazenar um filme em video completo pode ser preciso gigabytes de memória.
Apesar de podermos pensar a memória como uma única unidade lógica, os computadores tendem a incorporar diversos tipos de memória, cada uma com seu desempenho e custo característicos. A tecnologia mais rápida para armazenar bits usa circuitos eletrônicos, com 1 e 0 representadoo como a presença ou ausência de voltagem no circuito. Memória Cache (que pode estar empacotada diretamente dentro do chip da CPU) e RAM (abreviatura para Memória de Acesso Randômico, que é empacotada separadamente em seu próprio chip) são exemplos deste tipo de memória eletrônica. Como os valores são armazenados nos circuitos na forma de voltagens, o acesso é essencialmente limitado pela velocidade da eletricidade e proximidade da CPU. A memória cache, que é empacotada diretamente no chip da CPU e utiliza tecnlogia mais avançada para implementação, usualmente é mais rápida do que a memória RAM e assim é usada para armazenar os dados mais críticos (por exemplo, os que estão sendo mais usados em um dado momento). No entanto, a cache é mais cara do que a RAM, assim custo e desempenho são balanceados usando-se uma pequena quantidade (geralmente em termos de kilobytes) de cache e uma grande quantidade (usualmente medida em megabytes) de RAM.
As memórias Cache e RAM juntas formam a memória principal (ou memória primária) de um computador. Este nome se refere ao fato de elas serem os principais elementos de armazenamento da CPU, a única memória que pode ser acessada diretamente pela CPU. Antes que qualquer dado ou instrução possa ser acessada pela CPU, é preciso que seja carregado na memória primária(seja na cache ou RAM, ou em ambas). Mas enquanto a memória principal é rápida, seu custo limita a quantidade que pode ser usada na prática. Além disso, a memória principal é volátil, o que significa que ela requer um fluxo constante de eletricidade para manter os valores armazenados. Quando você desliga um computador, os valores armazenados na cache e na RAM são perdidos. Assim, os computadores computadores precisam de uma memória secundária que seja mais barata e permanente.
A memória secundária é implementada em uma
variedade de tecnologias. Um disco rígo é uma
superfície circular rotativa de metal que armazena bits como
setores magnetizados ou não-magnetizados. Apesar desta
tecnologia ser consideravelmente mais lenta do que a memória
construída com circuitos eletrônicos, ela é muito
mais barata e é capaz de manter os dados mesmo sem eletricidade.
Assim, um disco rígido é capaz de armazenar de maneira
permanente uma vasta quantidade de informação (usualmente
medida em gigabytes), que podem ser transferidos para a memória
principal quando necessário. Discos flexíveis e CDs
são exemplos de memória secundária barata e
portátil. Um disco flexível é uma versão
pequena e portátil de um disco rígido, armazenando
até 1,44 MB de dados em um disco plástico de 3,5
polegadas. Um CD (Compact Disk) é uma disk de metal que armazena
até 700 MB de dados como padrões em uma superfície
refletora. Usando a tecnologia CD-ROM (Compact Disk Read Only Memory),
os padrões podem ser queimados na superfície do disco com
um laser, o que implica que o disco somente pode ser escrito uma vez.
Usando a tecnologia CDRW (Compact Disk ReWritable), podem ser formados
padrões em uma camada sensível à
luz na superfície do disco, permitindo que os dados possam ser
sobreescritos repetidamente.
Cada um dos computadores da tabela discutida anteriormente
contém diferentes tipos de memória, desde de
memória cache até disco flexível e CD. Eles
diferem principalmente na quantidade disponível de cada
tipo de memória e alguns detalhes técnicos.
Obviamente, um computador não é muito útil se não é capaz de se comunicar com o mundo exterior. Os dispositivos de entrada permitem que o computador receba dados de uma fonte externa, seja uma pessoa ou outra máquina. Exemplos de dispositivos de entrada são teclados, mouses, microfones e digitalizadores (scanners). De maneira similar, os dispositivos de saída permitem que o computador exiba ou distribua seus resultados. Exemplos de dispositivos de saída são monitores de video, impressoras e altofalantes. Os dispositivos que permitem ao computador se comunicar com outros computadores, seja em uma rede local ou através da internet, são ditos dispositivos de entrada e de saída. Exemplos destes incluem modems, placas de rede e placas de rede sem fio.
Como os dispositivos de entrada e saída conectam um computador e seu usuário, a tecnologia nesta área está mudando constantemente para tornar a interação com o computador mais fácil. Por exemplo, a introdução do mouse como um dispositivo de entrada foi essencial para a popularização dos computadores na década de 1980. Da mesma maneira, avanços na tecnologia de telas planas tornou os computadores portáteis cada vez mais compactos e mais baratos durante a década de 1990. Hoje, a tecnologia de redes sem fio está se tornando cada vez mais presente, permitindo o acesso ao correio eletrônico e à Web através de Assistentes Pessoais Digitais (Personal Digital Assistants - PDAs) e telefones celulares.Cada um dos exempos de sistemas de computação
discutidos na tabela anterior incluem uma variedade de dispositivos de
entrada/saída, incluindo teclado e mouuse para entrada, uma tela
e altofalantes para saída e um modem e placa de rede para
comunicações.
Enquanto o hardware se refere aos componentes físicos do computador, o termo software se refere aos programas são executados no hardware. Um programa é uma coleção de instruções para o computador que determinam como ele deve realizar uma dada tarefa. Por exemplo, editores de texto como o Microsoft Word e OpenOficce Writer contém instruções para criar e gerencias documentos; programas gráficos como o Adobe Photoshop e o Macromedia Flash contém instruções para a criação e exibição de imagens gráficas; navegadores Web tais como o Microsoft Internet Explorer e Netscape Communicatior contém instruções para o acesso e exibição de páginas Web. Programas como estes são chamados de aplicativos, pois cada um foi projetado para executar tarefas de uma particular área de aplicação. Como os computadores são utilizados em uma grande variedade de áreas de aplicação, não é de se surpreeender que exista uma grande variedade de aplicativos disponíveis.
O software mais complexo e mais integrado ao computador é o
seu sistema operaciona. Um sistema operacional é uma
coleção de programas que controlam como a CPU se comunica
com os outros componentes de hardware e também torna o
computador mais fácil de ser utilizado pelas pessoas. O sistema
operacional gerencia a execução de todos os programas
aplicativos, controlando como os dados e as instruções
são carregadas na memória principal e acessadas pela CPU.
Ele conecta todos os componentes de hardware com o software, permitindo
que os aplicativos, de maneira transparente, imprimam ou recebem
entrada a partir do teclado. Além disso, o sistema operacional
oferece uma interface para o usuário interagir com o computador.
A maioria dos sistemas operacionais, incluindo o Microsoft Windoes e o
Mac OS X, utiliza uma Interface Gráfica com o Usuário
(Graphical User Interface - GUI) na qual arquivos e programas
são representados por icons, várias tarefas podem ser
realizadas em janelas separadas e a entrada do usuário pode ser
especificada usando menus e clicks do mouse.
Cada um dos sistemas de computação mostrada na tabela
discutida anteriormente vem com o sistema operacional Microsoft Windows
XP e um conjunto de aplicativos.